Como escolher seu candidato à Presidência do Brasil

 

As eleições presidenciais do Brasil se aproximam e o CCBV está apoiando a Embaixada do Brasil na Austrália na realização das eleições em Melbourne. Será montada uma sessão eleitoral no prédio onde está localizada a sede da Abrisa, que também apoia a ação, no dia 7 de outubro, e, em caso de segundo turno, novamente no dia 28 de outubro. O horário para votação será das 8 às 17 horas e a sessão estará no piso térreo do Ross House Association, no número 247 da Flinders Lane, no CBD.

Os mesários serão membros da própria comunidade que voluntariamente contataram o CCBV para colaborar.

Os eleitores no exterior só votam para presidente e não para membros da Câmara, Senado e governadores estaduais, como ocorre com os eleitores no Brasil.

Em meio à campanha eleitoral e notícias incessantes sobre o momento que vive o nosso País, é importante que os brasileiros invistam tempo e se dediquem à escolha de seu candidato.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que o eleitor procure escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, que digam respeito a todos e não só a um pequeno grupo.

Além disso, é importante obter o maior número de informações possíveis sobre o candidato. Para isso, basta uma simples busca na internet para se munir desses subsídios.

Para saber o que o candidato pensa, é importante conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Afinal, se o discurso não condisser com sua atuação em outros momentos da vida, pode ser um indício de que ele não está sendo verdadeiro.

É fundamental também analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas são muito fáceis de fazer e difíceis de cumprir.

Além do próprio site do TSE, o eleitor pode obter informações sobre a atuação política de seu candidato nos sites da Presidência da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados, assembleias legislativas estaduais e câmaras dos vereados municipais.

Dentro do portal do TSE, o eleitor encontra também o detalhamento de informações de cada candidato, como seus dados e registro de candidatura, recursos recebidos, proposta de governo, entre outras, no portal Divulgação de Contas.

Está também à disposição uma ferramenta online que compara as posições políticas dos eleitores com as dos principais presidenciáveis. São 23 questões relacionadas à economia, energia, proteção social, segurança e educação. Criada pelo O Iceberg, grupo independente de servidores públicos, é possível acessá-la e responder aqui.

Outra iniciativa semelhante e também independente, chamada Ranking dos Políticos, preparou uma enquete acessível aqui.

O CCBV convida a todos a exercerem sua cidadania munidos de informações confiáveis e consistentes sobre nossos candidatos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.