Serviços bancários na Austrália

 

Brasileiros residindo na Austrália ou planejando, mesmo que temporariamente, viver no país, seja para estudos ou trabalho, podem facilmente abrir uma conta bancária em um dos diversos estabelecimentos existentes no país. É possível realizar os primeiros passos da abertura online, antes mesmo de chegar, ou pessoalmente em uma agência.

Os principais bancos na Austrália são: Commonwealth Bank, Westpac, NAB, ANZ, Citibank e HSBC.

 

O que é preciso para abrir uma conta?

Ao ir a uma agência bancária, lembre-se de levar documentos válidos de identificação, que incluem o seu passaporte, cartão de crédito no exterior / identificação de estudante e mesmo uma correspondência (contas de água, luz, telefone), com seu endereço residencial australiano.

O objetivo é obter 100 pontos de identificação pessoal, critério estabelecido pelo governo local para combater fraudes em transações financeiras. Por meio deste sistema, você deve apresentar uma série de documentos originais para verificar e comprovar sua verdadeira identidade. Cada documento vale de 25 a 70 pontos e a lista de todos os aceitos está disponível aqui.

Até que o banco possa verificar sua documentação, você não poderá retirar seu cartão e, portanto, realizar saques, embora sejam permitidos os depósitos.

 

Quais os tipos de contas disponíveis para estrangeiros?

A escolha entre os tipos depende da sua situação pessoal, das razões para estar na Austrália e do quanto você está disposto a pagar por serviços bancários complementares.

Estudantes, geralmente, pagam pouca ou nenhuma taxa para saques e administração de recursos, uma vez que suas contas são bastante básicas.

Os profissionais, em geral, exigem contas mais elaboradas, como aquelas que permitem contas conjuntas e acesso a facilidades de empréstimo e investimento.

Alguns dos tipos de conta são:

  • Conta corrente ou de transações

É a opção de conta diária para pagamento de contas, enviar e receber dinheiro e gerenciar despesas do dia a dia.

  • Conta poupança

Esta conta paga juros sobre o valor que você possuir depositado na conta, ou seja, quanto maiores os depósitos mantidos, maiores os juros que você receberá.

Por esta razão, este tipo de conta não é para uso diário e, se os saques forem realizados fora das datas especificadas, eles podem ser penalizados com multas ou perda/redução dos juros obtidos no período.

  • Conta de Prazo Fixo (Term Deposit)

É o tipo ideal para pessoas que querem bloquear boa parte de suas reservas por um período mais longo e fixo de tempo. Os períodos e taxas de juros variam de banco para banco, é importante pesquisar individualmente se esta for a sua opção.

 

Quais são os benefícios de abrir uma conta bancária na Austrália?

Embora existam diversas opções para enviar e receber dinheiro internacionalmente, existem algumas vantagens específicas em se abrir e manter uma conta bancária na Austrália:

  • Acesso imediato ao seu dinheiro

Se você transferir dinheiro para a sua conta bancária australiana antes de viajar, você poderá sacar da sua conta assim que você chegar no país. Lembre-se, no entanto, que você precisará apresentar os documentos que forneçam seus 100 pontos de identificação.

  • Taxas mais baixas quando se utilizam serviços domésticos

Movimentações de recursos entre contas bancárias internacionais ou saques de dinheiro na Austrália a partir de sua conta de outro país geralmente acarretam a cobrança de altas taxas de juros, que são bem mais atraentes ao utilizar uma conta bancária local e inexistentes ​no caso de estudantes.

  • Vantagem profissional

Quando você abre uma conta antes da sua chegada para vir trabalhar na Austrália, você poderá fornecer com antecedência os dados bancários ao seu futuro empregador, economizando tempo da administração na sua admissão.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários estão encerrados.